Gustavo Valério

O Poeta Notívago

Gustavo Valério Ferreira

O Autor

Gustavo Valério Ferreira
Gustavo Valério Ferreira

Sou da geração Y, tendo nascido em Maceió/AL, no Nordeste brasileiro, tornei-me escritor compulsivo aos dez anos.

Escrevo frequentemente sobre qualquer coisa, embora meu maior foco sejam as alegorias e metáforas relacionadas à morte — motivo pelo qual recebi o apelido de “Poeta da Morte”.

Apesar de apreciar profundamente os poemas de forma fixa, com métrica e toda a rigidez parnasiana, minhas maiores influências são simbolistas.

Sou profissional da área de telecomunicações e redes de internet de alto desempenho.
Atuei como programador (C/C++, Tcl/Tk, Pascal, Visual Basic, Java, PHP, Python e JavaScript), mas, atualmente, realizo apenas projetos pessoais, como este site.

Antes de trabalhar em telecomunicações, fui técnico em eletrônica (Áudio/Rádio/TV/DVD/Transmissores de FM) por cerca de dez anos, período em que também aprendi a atuar como técnico em informática e manutenção de microcomputadores. Por consequência, em 2010 conheci o mundo open-source e me apaixonei, tornando-me usuário de sistemas operacionais baseados em GNU/Linux e Unix.

Naquela época, o MS Office e o CorelDRAW dominavam o mercado; logo, a busca por aprendizado nessas áreas era enorme — momento em que aproveitei para atuar como instrutor de digitação e também de “Informática”, termo comum na época. Não muito antes disso, também fui, por um período curto, instrutor de datilografia (sim, ainda havia vagas, de certa forma).

Entre 1995 e 2007, fui cristão, período no qual aprendi muito sobre hermenêutica, oratória e exegese.
Houve um tempo em que eu percorria bairros e cidades do meu estado para promover estudos bíblicos. Fui professor de escola bíblica por alguns anos e precisei fazer algumas viagens pelo Nordeste como pregador/missionário, tendo a honra de apresentar-me para centenas e, às vezes, milhares de pessoas.

Graças a essas experiências, fui convidado a participar de vários programas de rádio da época, onde discutia temas religiosos e filosóficos. Essas oportunidades acabaram me levando a trabalhar como comunicador em várias emissoras (Alvorada FM 92.9, Stylus FM 90.9, Pratagy FM 92.5 e Digital FM 107.1) — em algumas delas, simultaneamente, por alguns anos.

Tive o prazer de aprender muito sobre comunicação simplificada e objetiva, além de entonação vocal e assuntos correlatos, os quais, aliados aos conhecimentos de hermenêutica e oratória, também contribuíram enormemente para o desenvolvimento das personagens dos meus textos.

Gosto de escrever sonetos, crônicas e contos, além de ser um grande viciado em livros, filmes de terror/horror/ficção e um bom rock. Como ainda estou em processo de aprendizado, escrever funciona para mim como uma terapia — talvez por isso eu goste tanto de poemas de forma fixa.

O Início

Voltando ao começo: quando comecei a compor, fazia meus poemas em cadernos pequenos de 48 folhas, que eram praticamente um padrão na época, e desde então não consegui parar.

Aos 21, eu já colecionava 32 cadernos — vários deles de 96 folhas — todos completos de poemas.

Nunca tive interesse em publicá-los. Até aquele momento, eles foram apreciados apenas por pessoas próximas (amigos e familiares).
Mas, em 2006, conheci a plataforma Blogger e resolvi criar meu primeiro blog, publicando alguns poemas que havia escrito para meu avô e para um primo — ambos falecidos.

De repente, surgiu uma enxurrada de comentários de leitores, e, sem querer, conquistei um punhado de seguidores que me incentivaram a continuar publicando e, obviamente, compondo.

Comunidades

Em 2017, conheci a plataforma Wattpad e publiquei minha primeira obra por lá, obtendo relativo êxito.
Como o Wattpad é uma plataforma muito mais voltada para contos e eu escrevia apenas poemas, acabei migrando, no ano seguinte, para o Recanto das Letras , onde permaneço e, inclusive, faço parte do projeto Escola Revivalista , que publicou uma antologia da qual participei ativamente — incluindo diagramação e arte — em 2022.

Foi nessa plataforma, antes mesmo da formação do projeto Escola Revivalista, que, em fevereiro de 2020, conheci — através do amigo Gabriel Zanon Garcia — as obras dos vates Nestório da Santa Cruz e Derek Castro .

Pasmo ante tanta beleza e lirismo, resolvi estudar suas técnicas com afinco para produzir textos melhores.
Iniciei minha empreitada o mais rápido possível e, desde então, passei a publicar novos poemas aplicando o que aprendi.

Mudanças

O primeiro poema resultante dessas análises foi publicado em 17/02/2020.
Decidi que, após essa data, mudaria completamente as técnicas que eu utilizava, em prol do aprendizado obtido com os poetas mencionados.

Por isso, é possível notar uma grande diferença entre meus poemas anteriores a 2020 e os posteriores.

Gabriel, Nestório e Derek são poetas fantásticos, incríveis e de obras miríficas!
Sinto imensa alegria e orgulho em poder dividir uma época com eles e aprender com grandes poetas vivos!


Encontre-me nas seguintes redes sociais:
Bok2: @gvs
Uiclap: @gustavovalerio
Wattpad: @gustavo-valerio
YouTube: @GustavoValerioFerreira
Instagram: @gustavovalerio.com.br
Recanto das Letras: @gustavovalerio


Obras

Após vários pedidos de amigos e leitores para que eu publicasse minhas obras em formato físico, acabei acatando e publiquei meu primeiro livro, em 2021, chamado “Delírios Circulares ”. Em 2022, lancei meu segundo, “Lira Valeriana ”, juntamente com a segunda edição do primeiro.

Antologia

No mesmo ano, tive a honra de participar da primeira antologia da Escola Revivalista e também da segunda antologia da Lira da Morte .

Ainda mantenho vários poemas publicados no meu perfil do Recanto das Letras , assim como algumas obras disponíveis no Wattpad , e mantenho um humilde canal no YouTube , onde publico narrações de poemas meus e de outros escritores.

Algumas de minhas obras também estão disponíveis através do meu perfil no portal da editora Uiclap , bem como no portal da editora Bok2 .

Diagramação

Antes de publicar minhas obras, decidi realizar pessoalmente tanto a diagramação quanto toda a concepção artística.
A primeira edição do meu livro de estreia foi diagramada no LibreOffice Writer .

Posteriormente, iniciei meus estudos no Scribus , por meio do qual elaborei a segunda edição da primeira obra e a primeira edição da segunda. Toda a arte foi produzida no Krita e no Inkscape .

A primeira antologia da Escola Revivalista, assim como a segunda da Lira da Morte, também foram diagramadas por mim, mantendo-se o mesmo rigor estético e artístico.


Site

Este site foi inicialmente construído na plataforma Blogger/Blogspot, onde tudo começou.

Github

Depois disso, migrei para hospedagem no GitHub Pages , usando um script em Bash que escrevi para gerar todo o conteúdo estático e publicá-lo no meu repositório a partir do XML exportado via backup do Blogger/Blogspot.

Hugo

Como era difícil manter esse fluxo, migrei para o Hugo e reconstruí todo o tema do zero em 2020.

2025

Em 2025, aproveitando meu período de férias, resolvi reconstruir todo o tema novamente, modernizando-o, tornando-o mais leve e limpo e adicionando o modo escuro, útil para quem tem sensibilidade à luz.

Tecnologias

Atualmente, este site é escrito em HTML5 e CSS3, usando recursos modernos e tendo, sob o capô, o Hugo para gerar toda a parte estática proveniente de arquivos Markdown, YAML e JSON.

Não utilizo sequer uma linha de JavaScript (embora vídeos inseridos no site possam utilizá-lo).

Compatibilidade

Por utilizar recursos modernos da Web, este site funciona adequadamente apenas em navegadores com versões lançadas há, pelo menos, três anos.

Caso encontre algum bug, por favor, reporte-me através da página de contato.