Gustavo Valério

O Poeta Notívago

Gustavo Valério Ferreira

O Autor

Gustavo Valério Ferreira
Gustavo Valério Ferreira

Nascido em Maceió/AL, no nordeste brasileiro, tornei-me escritor compulsivo aos dez anos.

Escrevo frequentemente sobre qualquer coisa, embora o meu maior foco sejam as alegorias e metáforas que faço com a morte e, por causa disso, recebi o apelido de “Poeta da Morte”.

Apesar de gostar muito dos poemas de forma fixa, com métrica e toda a rigidez parnasiana, minhas influências maiores são simbolistas.

Sou profissional da área de telecomunicações e rede de internet de alto desempenho.
Atuei como programador (C/C++, Tcl/Tk, Pascal, Visual Basic, Java, PHP, Python e Javascript), mas ultimamente faço apenas projetos pessoais ou, em raros casos, por encomenda.

Antes de trabalhar na área de telecomunicações, fui técnico em eletrônica (Áudio/Rádio/TV/DVD/Transmissores de FM) por cerca de 10 anos, onde também aprendi a atuar como técnico em informática e manutenção de microcomputadores e, por causa disso, em 2012, conheci o mundo open-source e me apaixonei, tornando-me assim usuário de sistemas operacionais baseados em GNU/Linux e Unix.

Também já trabalhei como comunicador nas emissoras de rádio: Alvorada FM 92.9, Stylus FM 90.9, Pratagy FM 92.5 e Digital FM 98.1; Em algumas, simultaneamente por alguns anos. Tive o prazer de aprender muito sobre comunicação simplificada e objetiva e também sobre entonação vocal e coisas relacionadas o que, de certa forma, também me ajudou muito a melhorar e evoluir as personagens dos meus textos.

Gosto muito de escrever sonetos, crônicas e contos, além de ser um grande viciado em livros, filmes de terror/horror/ficção e um bom rock. Como ainda estou em processo de aprendizado, escrever é como uma terapia para mim e talvez seja por isso que gosto tanto de poemas de forma fixa.

O Início

Voltando ao início: quando comecei a compor, fazia meus poemas em cadernos pequenos de 48 folhas, que eram praticamente um padrão na época e, desde então, não consegui parar.

Aos 21 anos eu já colecionava 32 cadernos, entre os quais, vários eram de 96 folhas e todos estavam completos de poemas que, em sua maior parte, ocupavam apenas uma página.

Nunca tive interesse em publicá-los. Até aquele momento, foram apreciados apenas por pessoas próximas (amigos e familiares); Mas em 2006 conheci a plataforma Blogger e resolvi fazer meu primeiro blog, publicando em seguida alguns poemas que tinha feito para meu avô e também para um primo – ambos falecidos.

De repente havia uma enxurrada de comentários de vários leitores sobre os poemas e, sem querer, consegui um punhado de seguidores que me incentivaram, por consequência, a continuar publicando e obviamente compondo.

Comunidades

Em 2017 conheci a plataforma Wattpad e publiquei minha primeira obra por lá, tendo relativo êxito.
Como o Wattpad é uma plataforma muito mais focada em contos e eu escrevia apenas poemas, acabei migrando, no ano seguinte, para o Recanto das Letras , onde permaneço e até faço parte de um grupo chamado de Escola Revivalista que, inclusive, publicou uma antologia onde participei ativamente na diagramação e arte em 2022.

E foi nesta plataforma, antes mesmo do grupo Escola Revivalista ser formado, que em Fevereiro de 2020, conheci, através do amigo Gabriel Zanon Garcia , as obras poéticas dos vates Nestório da Santa Cruz e Derek Castro .

Pasmo ante tanta beleza e lirismo, resolvi estudar suas técnicas com afinco a fim de produzir melhores textos.
Comecei minha empreitada o mais rápido que pude e, a partir daí, comecei a publicar novos poemas com o que aprendi.

Mudanças

O primeiro poema resultado das minhas análises foi publicado no dia 17/02/2020.
Decidi que, após tal data, mudaria completamente minhas técnicas, antes empregadas, em prol do que aprendi com os poetas anteriormente anunciados.

Por causa disso, pode ser possível notar uma enorme diferença entre meus poemas anteriores a 2020 e os posteriores.

Gabriel, Nestório e Derek são poetas fantásticos, incríveis e de obras miríficas!
Sinto uma imensa alegria e orgulho em poder dividir uma época com eles e aprender com grandes poetas vivos!


Encontre-me nas seguintes redes sociais:
Uiclap: @gustavovalerio
Wattpad: @gustavo-valerio
YouTube: @GustavoValerioFerreira
Recanto das Letras: @gustavovalerio


Obras

Após vários pedidos de amigos e leitores para que eu publicasse minhas obras em forma física, acabei acatando e publicando meu primeiro livro, em 2021, chamado “Delírios Circulares ” e no ano seguinte lancei meu segundo, chamado “Lira Valeriana ” e, ao mesmo tempo, lançando a edição 2 do primeiro livro.

Antologia

No mesmo ano também tive a honra de participar da primeira antologia da Escola Revivalista e também da segunda antologia da Lira da Morte .

Ainda mantenho vários poemas publicados no meu perfil do Recanto das Letras , como também tenho algumas obras disponíveis no Wattpad , assim também como mantenho um humilde canal no YouTube onde publico narrações de poemas tanto meus quanto de outros escritores.

Algumas de minhas obras também estão disponíveis através do meu perfil no portal da editora Uiclap , como também no portal da editora Bok2 .


Site

Este site inicialmente era construído na plataforma Blogger/Blogspot, que foi o início de tudo.

Github

Após isso, migrei para hospedagem no Github Pagesusando um script que escrevi em Bash para gerar todo o conteúdo estático e publicá-los no meu repositório a partir do XML exportado via backup da plataforma Blogger/Blogspot.

Hugo

Como era difícil manter, acabei migrando para o Hugo e reconstruindo o tema todo do zero em 2020.

Gitlab

Em 2025, aproveitando meu período de férias, resolvi reconstruir todo o tema do zero, modernizando-o e tornando-o mais leve e limpo, e aproveitei também para migrar para o Gitlab Pages, pois era algo que eu queria fazer e sempre postergava.

Tecnologias

Atualmente, este site é escrito em HTML5 e CSS3 usando tudo o que é de mais moderno e tem, sob o capô, o Hugo para gerar todo a parte estática proveniente de arquivos Markdown, Yaml e Json.

Não utilizo sequer uma linha de Javascript (embora o Vídeos inseridos no site possam utilizar).

Compatibilidade

Por utilizar recursos modernos da Web, este site funciona bem somente em navegadores/browsers com versões lançadas há, pelo menos, 3 anos.

Caso encontre algum bug, reporte-me, por favor, através da página de contato.